sábado, 6 de fevereiro de 2010

O ARREBATAMENTO E A 2ª VINDA DE JESUS

**O arrebatamento e a 2ª Vinda de Jesus

A seguir, abordaremos alguns tópicos que nos mostram claramente que o chamado “rapto” ou encontro dos salvos com Jesus, será um evento que acontecerá ao mesmo tempo da segunda vinda de Jesus em glória, ou seja, logo após a grande tribulação. Essa questão assume vital importância, pois observamos que muitos não estão preparados para essa realidade. Muitos sequer cogitam a possibilidade de passar por esses momentos de provação que virão sobre o mundo (I Pedro 1:7).


Da mesma maneira que a Igreja primitiva teve que escolher entre viver de acordo com os princípios espirituais e morais do império romano e a reclusão das catacumbas, devido à implacável perseguição desencadeada a partir do ano 64 d.C., a Igreja nos últimos tempos se verá diante de igual conjuntura. Aceitar a marca do anticristo ou viver à margem do sistema político, econômico, social e religioso que governará o mundo? Talvez você tenha que responder a essa pergunta num futuro muito próximo.

o sermão profético proferido pelo Senhor Jesus poucos dias antes de sua crucificação e registrado nos livros de Mateus, Marcos e Lucas, Jesus relaciona diretamente os dois eventos em questão, deixando claro que acontecerão ao mesmo tempo. Em Mateus 24:29-31 diz textualmente:

Nesse texto fica claro que a segunda vinda de Jesus acontecerá logo após a grande tribulação (Mateus 24:29), será visível a nível mundial e em glória (Mateus 24:30). Fica patente então que Jesus, no sermão profético registrado em Mateus 24, menciona apenas uma vinda, na qual ocorrerá a reunião dos escolhidos "de uma à outra extremidade dos céus". Ao mesmo tempo, não há como associar exclusivamente o termo "escolhidos" à nação israelense, sob pena de negar a universalidade do ministério redentor de Jesus ao dizer que "não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós" (João 15:16) e sob pena de estabelecer uma distinção não ensinada pelo Senhor quando ordenou aos Seus discípulos que ensinassem a discípulos em todas as nações a guardarem todas as coisas que Ele tinha ensinado (Mateus 28:19-20). O Sermão Profético, descrito nos capítulos 24 e 25 de Mateus, e nos evangelhos de Marcos e Lucas, foi um dos últimos a serem ministrados pelo Mestre. Consequentemente, não nos parece apropriado fazer distinções entre "Igreja" e "Israel" dentro do Sermão Profético quando o Senhor se refere a "escolhidos". Fica a clara constatação de que nossa reunião com o Senhor, que nos escolheu, se dará no momento da única vinda descrita por Jesus no sermão profético: logo após a grande tribulação (Mateus 24:29-31)

.
Na primeira carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo explica mais uma vez como acontecerão os fatos (I Tessalonicenses 4:13-18) e em I Coríntios 15:52, o apóstolo Paulo volta a nos trazer outra revelação

Em Apocalipse 6:9-11 aparecem cristãos primitivos clamando ao Senhor por justiça e sendo consolados. Eles deveriam esperar ainda “por um pouco de tempo” até que se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haveriam de ser mortos, como também eles foram. Esse texto fala claramente de cristãos pertencentes à igreja primitiva que foram martirizados por seu testemunho e vida cristã. Durante séculos muitos morreram por causa da sua fé em Cristo, mas é necessário que esse número de mártires se complete. Como isso continua acontecendo hoje, ainda que em menor número, esse número só será completado nos últimos dias. Este texto deixa implícito também que a perseguição nos últimos dias será semelhante à enfrentada pela igreja primitiva : “até que se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como também eles foram” , ou seja, uma igreja perseguida por um império político-religioso como aconteceu com os nossos primeiros irmãos.


Quando estudamos detalhadamente a história da Igreja primitiva, vemos que a mesma não aguardava apenas o arrebatamento e sim o retorno de Cristo para instaurar o seu reino. Na realidade, uma análise imparcial e sem visões pré-concebidas dos textos bíblicos que tratam dos acontecimentos relacionados à volta do Senhor, não permitem afirmar que o arrebatamento se dará num momento diferente da segunda vinda

.
Os defensores do arrebatamento pré-tribulação, argumentam que a segunda vinda de Jesus está dividida em duas etapas: a) A vinda do Senhor somente para arrebatar a Igreja, de forma oculta ao mundo e anterior à tribulação; b) O retorno do Senhor em forma visível e em glória após a tribulação.
Sinceramente, acreditamos que tal argumentação é uma distorção da doutrina bíblica. Nenhum texto escatológico permite que se chegue a tal conclusão. Pelo contrário, cremos que a Bíblia apresenta claramente a promessa de duas vindas sem etapas intermediárias. A primeira já cumprida há aproximadamente dois mil anos, e a segunda ainda por se manifestar (Hebreus 9:28).

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ESSA VINDA?VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA NÃO SE PROSTRAR DIANTE DA IMAGEM DA BESTA NEM RECEBER SEU NÚMERO, MESMO QUE ISSO TRAGA SEU MARTÍRIO? Não resta muito tempo para pensar nas respostas..

.
Baseado no livro: A Igreja e o Arrebatamento

CARACTERISTICAS DO VERDADEIRO CRISTAO

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

Introdução:

Meus irmãos; a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem vivido dias muito difíceis. Os escândalos estão acontecendo no meio da Igreja, o mal testemunho tem sido uma grande realidade, o pecado tem imperado em muitas vidas. E em meio a esse turbilhão de problemas e dificuldades, sempre fica o questionamento. Será que aquela pessoa é realmente um servo de Deus? Ele realmente é um crente em Cristo Jesus? Hoje Deus está nos dando a rica oportunidade de observarmos algumas características do verdadeiro Cristão. É importante lembrar que além destas mencionadas na lição de hoje, existem outras na Palavra de Deus. Aproveite a lição de hoje para estudar ainda mais a Palavra de Deus e descobrir mais sobre as características do verdadeiro cristão.


I – O VERDADEIRO CRISTÃO TEM CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO.

Vamos ler Efésios 1.13,14

O verdadeiro servo de Deus sabe que um dia ouviu a Palavra da Verdade. Ele sabe que um dia aceitou verdadeiramente a Jesus Cristo como Salvador de Sua vida e foi selado com o Espírito Santo de Deus. O verdadeiro cristão sabe que é um Salvo por Cristo Jesus, pois, ele tem em sua vida a garantia de vida eterna que é o Espírito Santo de Deus. Se você morresse agora, neste exato momento onde você passaria a sua eternidade? Você verdadeiramente já aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador? Você já foi selado com o Espírito Santo de Deus? O Verdadeiro Cristão Sabe que tem uma morada garantida nos céus. Ele tem certeza da sua salvação.


II – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A ORAÇÃO.

Vamos abrir a Palavra de Deus em Lucas 18. 10-14

A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da igreja. O crente que não ora não é abençoado. Ele também não consegue abençoar as pessoas. Ele não tem intimidade como Senhor. Orar é falar com Deus, é abrir o coração para Deus! O verdadeiro cristão orar, intercede, clama, agradece. O verdadeiro Cristão move o coração de Deus através da oração. Os resultados sem dúvida são os milagres, as bênçãos do Senhor que serão derramadas em sua vida e na vida da igreja. Existe um tipo de crente conhecido como “crente seis horas”. Sempre ele vê outros crentes ele diz: “irmãos seis oram por mim.” – Esse tipo de crente acostumou a pedir oração. Ele pede até quando não está precisando, mas nunca tem coragem para entrar no seu quarto fechar as portas e colocar o coração no altar do Senhor. Ele não tem coragem de derramar lágrimas aos pés de Cristo por respostas em sua vida. Não quero dizer com isso que sou contra os irmãos que pedem oração. A Bíblia recomenda em Tiago 5.16 que devemos orar uns pelos outros. Contudo a mesma Palavra de Deus nos afirma em I Tessalonicenses 5.17, que devemos orar sem cessar. Então nós também temos de ter intimidade com Deus através da oração. O verdadeiro cristão tem uma vida de oração.

III – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A PALAVRA DE DEUS.

Vamos ler Salmos 119.11

A Palavra de Deus é o manual do Crente. É Ela que alimenta a vida do servo de Deus. Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. Ela nos orienta, nos capacita, nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus. Através da Palavra de Deus o crente abençoa outras vidas. Em Efésios 6.17 lemos que o crente precisa estar empunhado com a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. É triste, mas às vezes chegamos na casa de certos crentes e encontramos a Palavra de Deus empoeirada nas estantes. Isto é evidência de que não a lêem regularmente. Há também aqueles crentes que não levam a Bíblia para a igreja. Parece que eles estão com vergonha de carregar a Bíblia. O verdadeiro Cristão sabe o grande valor que tem a Palavra de Deus e se alimenta dela sempre.


IV – O VERDADEIRO CRISTÃO DA UM BOM TESTEMUNHO.

Vamos ler Romanos 12.1,2

Uma pessoa que diz ser um servo de Deus precisa evidenciar isto em sua vida. As suas atitudes precisam estar condizendo com aquilo que ele está proclamando.
Os versículos que acabamos de ler nos falam que nossas vidas precisam estar no altar do Senhor e vivendo de forma diferente do mundo. Os valores do mundo são diferentes dos valores de Deus. A Igreja foi chamada para influenciar e não ser influenciada. Muitos crentes em nossos dias estão copiando o mundo. Copiam nas roupas, copiam nas conversas, copiam em tudo. São verdadeiras fotocópias do mundo dentro das igrejas. O argumento que normalmente usam para continuarem no erro é: “não tem nada a ver”. Deus nos chamou para uma vida que faça diferença nesse mundo de trevas. Uma das grandes armas de ataque do diabo para aniquilar a ação da igreja, é a televisão. Há hoje uma multidão de crentes inativos, sem ação nas igrejas por causa da televisão. Existem pais que estão alugando Dvd’s de filmes que estão levando bruxarias, feitiçarias para alimentar seus filhos, mas não tem coragem de alugar um filme evangélico ou mesmo contar uma história bíblica para os filhos. Como crentes precisamos ser firmes e rejeitarmos tudo o que é vindo do mundo para atrapalhar o nosso viver com Cristo. O bom testemunho do cristão começa em sua própria casa.


Conheça Jesus

O Senhor Jesus fala de Si mesmo quando afirma: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 1.7-8).
Desde a eternidade Jesus é Deus – Ele esteve como homem sobre esta terra e morreu na cruz. Mas Ele ressuscitou dentre os mortos e voltará para reinar. Disso já fala profeticamente o Salmo 72: "Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra... E todos os Reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam" (vv. 8,11). Jesus voltará primeiro para os que crêem nele, arrebatando-os ao céu (veja João 14.1-6). Pouco depois Ele voltará visivelmente nas nuvens em glória para este mundo, julgará a terra e estabelecerá Seu reino. Todos os desenvolvimentos em nosso mundo caminham em direção a este alvo supremo: a volta de Jesus.

O Monte das Oliveiras em Jerusalém, donde Jesus subiu ao céu. Naquele dia os anjos disseram aos discípulos: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.

Theo Lehmann escreveu: "Jesus não foi daqueles que se destacaram por um certo tempo para depois desaparecerem nas brumas da história. Seu nome não é como o daqueles que aparecem em todos os jornais e poucos anos mais tarde jazem no esquecimento... Ele é o primeiro, o Criador deste mundo – e Ele é o último. Quando todos tiverem desaparecido – os ídolos e os deuses, as religiões e as ideologias, os grandes pensadores e os que edificaram imponentes obras arquitetônicas ou sufocantes masmorras – quando todos eles tiverem sumido das sacadas de seus palácios, quando tiverem caído de seus pedestais, quando tiverem perdido seus altos postos e tiverem virado pó – esquecidos, sumidos, afundados, quando todo este mundo sucumbir: Jesus existirá para sempre! Você não irá mais encontrar os deuses e os ídolos, os de antigamente e os de hoje. Mas a Jesus você vai encontrar sempre. No final da história está Jesus – também da história de sua vida."

Em Atos 10.42 está escrito acerca de Jesus: "e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos". Isso significa que virá o momento em que todos os homens estarão diante dEle, o único, incomparável e maravilhoso Senhor – uns eternamente salvos e outros, que rejeitaram a oferta divina da salvação em Jesus, eternamente perdidos. Por isso, você deveria impreterivelmente tornar-se cristão e não resistir mais a Ele! Resistir não apenas seria em vão, mas em seu próprio prejuízo.

Paulo tentou lutar contra Jesus por um certo tempo, mas quando Jesus o encontrou, a Bíblia relata: "E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitares contra os aguilhões" (Atos 26.14). Albrecht, conhecido tradutor da Bíblia para a língua alemã, explica essa frase dizendo que ela é uma forma usual de linguagem dos gregos. Quando se falava dos aguilhões, fazia-se referência aos animais de carga. Ao empracarem, eles causavam muito dano a si mesmos, pois feriam-se quando se rebelavam contra os aguilhões que o condutor usava para fazê-los andar. A expressão significa: "É em vão que você está tentando resistir a mim".

Jesus é único também por não se afastar dos pecadores. Ele não vira as costas para as pessoas, mas volta-se para elas. Foi por essa razão que Ele veio ao mundo, foi por isso que Ele morreu e ressuscitou. Ele ama a você como ninguém mais o ama, e hoje vem ao seu encontro com todo o Seu amor. Ele é o único que tem o poder de perdoar todos os seus pecados, de recebê-lo em Seu reino e de dar-lhe vida eterna. Você não quer segurar Sua mão estendida agora mesmo?! Pois virá o dia em que se cumprirá literalmente a afirmação da Bíblia de que todos terão que reconhecê-lo, mas então será muito tarde para receber a salvação: "Pelo que também Deus o exaltou sobre maneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2.9-11).


É PRECISO PERDOAR

Mateus 18.23-35


Á PARTIR DO VERSO 21 DE MATEUS 18, Jesus responde a pergunta de Pedro dizendo que sempre devemos perdoar uma pessoa, mesmo que esta peque contra nós várias vezes, em seguida inicia a parábola do credor incompassivo: Um homem é chamado á presença do seu Senhor para prestaCARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

Introdução:

Meus irmãos; a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem vivido dias muito difíceis. Os escândalos estão acontecendo no meio da Igreja, o mal testemunho tem sido uma grande realidade, o pecado tem imperado em muitas vidas. E em meio a esse turbilhão de problemas e dificuldades, sempre fica o questionamento. Será que aquela pessoa é realmente um servo de Deus? Ele realmente é um crente em Cristo Jesus? Hoje Deus está nos dando a rica oportunidade de observarmos algumas características do verdadeiro Cristão. É importante lembrar que além destas mencionadas na lição de hoje, existem outras na Palavra de Deus. Aproveite a lição de hoje para estudar ainda mais a Palavra de Deus e descobrir mais sobre as características do verdadeiro cristão.


I – O VERDADEIRO CRISTÃO TEM CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO.

Vamos ler Efésios 1.13,14

O verdadeiro servo de Deus sabe que um dia ouviu a Palavra da Verdade. Ele sabe que um dia aceitou verdadeiramente a Jesus Cristo como Salvador de Sua vida e foi selado com o Espírito Santo de Deus. O verdadeiro cristão sabe que é um Salvo por Cristo Jesus, pois, ele tem em sua vida a garantia de vida eterna que é o Espírito Santo de Deus. Se você morresse agora, neste exato momento onde você passaria a sua eternidade? Você verdadeiramente já aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador? Você já foi selado com o Espírito Santo de Deus? O Verdadeiro Cristão Sabe que tem uma morada garantida nos céus. Ele tem certeza da sua salvação.


II – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A ORAÇÃO.

Vamos abrir a Palavra de Deus em Lucas 18. 10-14

A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da igreja. O crente que não ora não é abençoado. Ele também não consegue abençoar as pessoas. Ele não tem intimidade como Senhor. Orar é falar com Deus, é abrir o coração para Deus! O verdadeiro cristão orar, intercede, clama, agradece. O verdadeiro Cristão move o coração de Deus através da oração. Os resultados sem dúvida são os milagres, as bênçãos do Senhor que serão derramadas em sua vida e na vida da igreja. Existe um tipo de crente conhecido como “crente seis horas”. Sempre ele vê outros crentes ele diz: “irmãos seis oram por mim.” – Esse tipo de crente acostumou a pedir oração. Ele pede até quando não está precisando, mas nunca tem coragem para entrar no seu quarto fechar as portas e colocar o coração no altar do Senhor. Ele não tem coragem de derramar lágrimas aos pés de Cristo por respostas em sua vida. Não quero dizer com isso que sou contra os irmãos que pedem oração. A Bíblia recomenda em Tiago 5.16 que devemos orar uns pelos outros. Contudo a mesma Palavra de Deus nos afirma em I Tessalonicenses 5.17, que devemos orar sem cessar. Então nós também temos de ter intimidade com Deus através da oração. O verdadeiro cristão tem uma vida de oração.

III – O VERDADEIRO CRISTÃO É ENVOLVIDO COM A PALAVRA DE DEUS.

Vamos ler Salmos 119.11

A Palavra de Deus é o manual do Crente. É Ela que alimenta a vida do servo de Deus. Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. Ela nos orienta, nos capacita, nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus. Através da Palavra de Deus o crente abençoa outras vidas. Em Efésios 6.17 lemos que o crente precisa estar empunhado com a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus. É triste, mas às vezes chegamos na casa de certos crentes e encontramos a Palavra de Deus empoeirada nas estantes. Isto é evidência de que não a lêem regularmente. Há também aqueles crentes que não levam a Bíblia para a igreja. Parece que eles estão com vergonha de carregar a Bíblia. O verdadeiro Cristão sabe o grande valor que tem a Palavra de Deus e se alimenta dela sempre.

IV – O VERDADEIRO CRISTÃO DA UM BOM TESTEMUNHO.

Vamos ler Romanos 12.1,2

Uma pessoa que diz ser um servo de Deus precisa evidenciar isto em sua vida. As suas atitudes precisam estar condizendo com aquilo que ele está proclamando.
Os versículos que acabamos de ler nos falam que nossas vidas precisam estar no altar do Senhor e vivendo de forma diferente do mundo. Os valores do mundo são diferentes dos valores de Deus. A Igreja foi chamada para influenciar e não ser influenciada. Muitos crentes em nossos dias estão copiando o mundo. Copiam nas roupas, copiam nas conversas, copiam em tudo. São verdadeiras fotocópias do mundo dentro das igrejas. O argumento que normalmente usam para continuarem no erro é: “não tem nada a ver”. Deus nos chamou para uma vida que faça diferença nesse mundo de trevas. Uma das grandes armas de ataque do diabo para aniquilar a ação da igreja, é a televisão. Há hoje uma multidão de crentes inativos, sem ação nas igrejas por causa da televisão. Existem pais que estão alugando Dvd’s de filmes que estão levando bruxarias, feitiçarias para alimentar seus filhos, mas não tem coragem de alugar um filme evangélico ou mesmo contar uma história bíblica para os filhos. Como crentes precisamos ser firmes e rejeitarmos tudo o que é vindo do mundo para atrapalhar o nosso viver com Cristo. O bom testemunho do cristão começa em sua própria casa.


Conclusão:

Se formos continuar avaliando, encontraremos na Palavra do Senhor, muitas outras características que devem ser vividas pelo verdadeiro Cristão. Mas hoje estivemos considerando apenas estas. Se estivermos vivendo estas verdades de Deus em nossas vidas através da certeza da Salvação, de uma vida envolvida com a oração, com a Palavra de Deus e dando um bom testemunho de Cristo Jesus, sem dúvida seremos grandemente abençoados e abençoadores de vidas. Estaremos evidenciando que somos verdadeiros servos de Deus. Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós e sejamos bênçãos nas mãos do Senhor.